top of page

Dermatologia Veterinária

As doenças de pele em cães e gatos são muito comuns. Algumas delas, como por exemplo as alergias, ou as doenças auto-imunes, afetam o animal de forma crónica, tendo um profundo impacto na qualidade de vida do animal, e do seu tutor.

Nos cães e gatos, várias doenças de pele podem ter apresentações clínicas semelhantes, e para além disso, uma mesma doença de pele pode ter muitas formas diferentes de se manifestar.

 

É por este motivo que é necessário um conhecimento especializado na área da dermatologia, para que se realizem os testes mais indicados que levem à obtenção rápida e precisa de um diagnóstico. 

 

A dermatologia abrange todas as doenças que afetam a pele, as unhas, pêlo, e ouvidos.

 

Doenças do ouvido

O conduto auditivo é também recoberto por pele, como tal, muitas das doenças inflamatórias que afetam a pele têm consequências também para o ouvido, como por exemplo as alergias, que resultam em otites

 

As otites, quando crónicas e recorrentes, podem ser de difícil gestão. A longo-prazo, podem ter graves consequências para o animal. 

 

Os sinais de otite incluem normalmente sacudir a cabeça, coçar as orelhas, um mau odor e supuração visível no conduto.   

 

Os casos mais graves podem necessitar a realização de técnicas de imagem como a ressonância magnética ou a tomografia computorizada para detetar doença de ouvido médio.

 

Também é comum a necessidade de lavagens profundas do conduto, realizada por video-otoscopia para uma correta visualização de todas as estruturas do ouvido externo e colheita das amostras necessárias para o diagnóstico e tratamento da otite. 

Peça consulta aqui!

bottom of page