top of page

Diana Ferreira

Desde sempre foi uma curiosa da Dermatologia Veterinária.

Em 2010 concluiu a licenciatura com mestrado integrado em Medicina Veterinária na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa (FMV-UTL). Posteriormente realizou vários estágios em dermatologia, primeiro no Hospital Escolar da FMV-UTL, e posteriormente no Studio Dermatologico Veterinario em Milão, Itália.

Em 2011 trabalhou como Médica Veterinária Interna na Fundaciò Hospital Clínic Veterinari da Universidade Autónoma de Barcelona, Espanha. 

Em 2012 iniciou um programa de 3 anos de residência em Dermatologia Veterinária também na Fundaciò Hospital Clínic Veterinari da UAB acreditada pelo Colégio Europeu de Dermatologia Veterinária (ECVD). 

Em 2016 obteve o titulo de Especialista Europeia em Dermatologia Veterinária pelo ECVD, sendo apenas a segunda portuguesa com este título.

Trabalhou durante mais de 4 anos em Inglaterra, onde integrou a equipa de dermatologia do hospital de referência Animal Health Trust.

 

Atualmente, desenvolve o seu trabalho como dermatologista em Portugal, integrando a equipa do OneVet Group e é também professora assistente na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona bem como da Universidade do Porto.

Foi fundadora e presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia Veterinária (SPDEV) entre os anos de 2018 e 2020. Atualmente é presidente do Conselho Fiscal.

Diana Ferreir - Dermatologia Vetrinária
onevet-262x53.png
Diana Ferreir - Dermatologia Vetrinária
Diana Ferreir - Dermatologia Vetrinária

A medicina veterinária tem vindo a evoluir de forma muito marcada na Europa e o avanço exponencial na quantidade de informação disponível relativamente às mais diversas áreas requer um conhecimento constantemente atualizado. Como tal, torna-se cada vez mais importante uma formação específica e avançada em cada uma das áreas da medicina veterinária. 

 

Na Europa, os especialistas em dermatologia veterinária fazem parte de uma organização reconhecida, o Colégio Europeu de Dermatologia Veterinária. Atualmente, para um médico veterinário fazer parte desta organização, tem que cumprir um programa de 3 anos de formação intensiva (residência) sob a supervisão de diplomados em dermatologia (especialistas reconhecidos pelo ECVD) e passar um exame final. 

A residência assegura a formação e o estudo profundo, criterioso e intenso da dermatologia veterinária, dando ferramentas de conhecimento e uma prática clínica incomparável.

ECVD - Diana Ferreira - Dermatologia Veterinária

Publicações 

Juvenile-onset ischaemic dermatopathy in two dogs treated with oclacitinib

D. PULSONI*, A. FREIRE† and D. R. FERREIRA

Veterinary Dermatology, 2018;29: 355–374

Rifampicin treatment of canine pyoderma due to multidrug-resistant meticillin-resistant staphylococci: A retrospective study of 32 cases

De Lucia M., Bardagí M., Fabbri E., Ferreira D., Ferrer L., Scarampella F., Zanna G., Fondati A

Veterinary Dermatology, 2017, 28 (2): 169–258.

Serum detection of IgG antibodies against Demodex canis by western blot in healthy dogs and dogs with juvenile generalized demodicosis

Ivan Ravera, Diana Ferreira, Laia Solano Gallego, Mar Bardagí, Lluís Ferrer

Research in Veterinary Science, Volume 101, August 2015, Pages 161–164

 

Identification of a third feline Demodex species through partial sequencing of the 16S rDNA and frequency of Demodex species in 74 cats using a PCR assay

Diana Ferreira, Natalia Sastre, Iván Ravera, Laura Altet, Olga Francino, Mar Bardagí and Lluís Ferrer.

Veterinary Dermatology, 2015, Aug; 26 (4): 239-e53.

 

Development of a PCR technique specific for Demodex injai in biological specimens
N. Sastre; I. Ravera; D. Ferreira; L. Altet; A. Sánchez; M. Bardagí; O. Francino; L. Ferrer. 
Parasitology Research, 2013, Sep;112(9):3369-72.

Peça consulta aqui!

bottom of page